Manifestações culturais e populares estão incluídas no esforço de gestão do prefeito, diz Ocampo |
A prefeitura de Porto Velho vai liberar um aporte financeiro de R$ 400 mil às escolas de samba para o carnaval. O decreto nº 14.326, assinado pelo prefeito Hildon Chaves, foi divulgado nesta quinta-feira (12) pelo presidente da Fundação Cultural Antônio Ocampo, cujos recursos serão repassados às agremiações através de entidade cultural sem fins lucrativos ainda em janeiro.
O montante será destinado às agremiações carnavalescas, num esforço do prefeito Hildon Chaves para garantir o principal evento cultural da cidade, apesar de todas as dificuldades financeiras e econômicas do início da gestão.
O dinheiro será dividido em duas cotas: 75% às entidades do grupo especial e 25% às de acesso, o que foi confirmado pelo presidente de Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia, Hudson Mamedes.
Ocampo afirmou que para o carnaval de 2018, os blocos também deverão receber ajuda financeira, dentro de um plano da prefeitura de profissionalizar o evento. Isso será feito, segundo o dirigente, através de parcerias com a iniciativa privada, ficando o município como articulador, diferente de agora, “quando os dirigentes dos grupos estão sozinhos à busca de ajuda financeira, o que é muito difícil”.
Os R$ 400 mil serão o único apoio financeiro público que as escolas de samba terão para este carnaval. Segundo o presidente da entidade que as representa, Mamedes, o governo estadual participará com toda logística e infraestrutura.
Texto e fotos Comdecom